Início > SCCM > Instalação via Diretivas de grupo (Group Policy)

Instalação via Diretivas de grupo (Group Policy)

O cliente do SCCM pode ser distribuído atráves de Group Policy utilizando o instalador Ccmsetup.msi. Similarmente ao método de instalação via Software Update Point, os parâmetros de instalação podem ser especificados na chave de registro HKLM\Software\Policies\Microsoft\Ccmsetup\SetupParameters ou distribuidos junto com os binários através da utilização de templates específicos para o SCCM.

Cópia dos Templates (.adm)

O primeiro passo necessário para a utilização das GPO’s é cópia e posterior importação dos 2 templates fornecidos no CD de instalação do produto no caminho CD\Tools\ConfigMgrADMTemplates.

Copie os arquivos ConfigMgr2007Assignement.adm e ConfigMgr2007Installation.adm para o diretório \Windows\inf do servidor onde será executado o GPMC.msc (Group Policy Management Console) – lembrando que o GPMC não roda em sistemas 64 bits até a versão do Windows 2003. No 2008 é possível instalar o utilitário através da configuração dos roles do sistema operacional.

Compartilhamento dos binários do cliente do SCCM

Uma vez configurada a GPO ela irá disparar o processo de instalação do cliente do SCCM com perfil de system account, assim, é necessário compartilhar os binários de instalação com direitos que permitam este acesso em um share e nas configurações de segurança do disco.

Os arquivos de instalação já estão presentes no caminho <unidade>\Program Files\Microsoft Configuration Manager\Client – Compartilhe essa pasta como Client com direitos de Everyone – Read e Administrators – Full Control. Em seguida aplique direitos no disco abaixo desta pasta acrescentando o grupo Everyone – Read aos direitos já existentes (não precisa remover os demais).

Copie o arquivo ccmsetup.msi que se encontra na pasta <unidade>\Program Files\Microsoft Configuration Manager\bin\i386 para a pasta <unidade>\Program Files\Microsoft Configuration Manager\Client. É deste caminho que a GPO irá disparar o .msi e em seguida o proprio msi ira buscar o restante dos binários.

Criando a GPO

1.Copie o arquivo CCMSetup.msi que está no Servidor SCCM localizado em <DIRETÓRIO DE INSTALAÇÃO>\Bin para um diretório compartilhado na rede.
2. Crie ou Edite uma GPO para a Instalação do Cliente
3. Expanda Computer Configuration, Software Settings, clique com o botão direito em Software Installation e selecione New. Clique em Package

image

4. Em Open digite o caminho do arquivo ccmsetup.msi. Note que o diretório tem que estar compartilhado e sendo acessado pela rede. Clique em Open

image

5. Em Deploy Software deixe a opção Assigned selecionada e clique OK
6. Note que a próxima vez que a GPO for aplicada, o cliente SCCM será instalado

image

Configurando uma GPO para atribuir o código do site para os clientes

Por não existir o controle de linha de comando quando se utiliza a instalação via Software Update ou GPO e caso o schema não tenha sido extendido ou o site não possua suas informações publicadas no active directory, o cliente instalado ficará sem o código do site.

Para resolver esse problema, siga os seguintes passos:

1. Crie ou Edite uma GPO para atribuir o código do site para os clientes
2. Adicione o arquivo: SCCM2007CD:\tools\configadmtemplates\config2007assignment.adm como um novo Administrative Template.
3. Remova o Filtro Only show policy settings that can be fully managed para Computer Configuration -> Administrative Templates -> Configuration Manager 2007 -> Configuration Manager 2007 Client.

image

4. Configure a opção Configure Configuration Manager 2007 Site Assigment com o código do site.

image

 

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraços.

Nielsen Almeida

Categorias:SCCM
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: